UZI magazine
 Disco da semana  Filme da semana  Agenda cultural  Roteiro
 »Early  »Wanda  »Quintas de Leitura  »Sacramento Bar
i
ndex
   
m
úsica
  notícias
  comentários
  uzi_chart
  fib 2004
   
c
inema
  notícias
  comentários
  ante-estreia
  cine cartaz
   
d
iscurso directo
   
a
genda cultural
   
o
olho de Dalí
   
v
iva las vegas
   
u
zine
  manifesto
  galeria
  links
  ficha técnica
   
 
 
 
index » agenda cultural
 
Homeostética
 
Homeostética
 
Em 1983 dá-se um importante acontecimento para a arte e cultura de Portugal, o nascimento do Grupo Homeostético. Reunindo os artistas Fernando Brito, Ivo, Pedro Portugal, Pedro Proença, Manuel João Vieira e Xana, este grupo exibia uma postura irónica perante a realidade do mundo das artes plásticas através da provocação e da exuberância visual.

Apoiado, nas suas intervenções, por um ecletismo de referências tão variadas como música pop, banda desenhada, cinema de animação, não deixava porém de recuperar, de modo muito próprio, valores políticos e filosóficos.

Mais para o fim da década de 80 o grupo Homeostética auto-extingue-se, Pedro
Proença, no desenho e Xana, na arte pública, deram início a importantes carreiras individuais, por seu lado Ivo seria marcado pela irregularidade. Pedro Portugal, Manuel João Vieira e Fernando Brito com João Paulo Feliciano fundaram os Ases da Paleta, antes de seguirem caminhos separados.

A partir de 24 de Abril e até 4 de Julho, o Museu de Arte Contemporânea de Serralves, no Porto apresenta a Homeostética, uma selecção de das obras e materiais diversos exibidos em exposições, performances e happenings que o
Grupo Homeostético realizou, no contexto do seu programa de actuação de crítica em relação ao contexto da emergência dos jovens artistas em
Portugal.(JP)
 «
 
Evento Homeostética
Local Museu de Arte Contemporânea de Serralves - Porto
Data De 24 de Abril a 4 de Julho
Site oficial www.serralves.pt
 

 

   

© UZI magazine 2004
2024-04-25
alojamento: RealFastMedia.com