UZI magazine
 Disco da semana  Filme da semana  Agenda cultural  Roteiro
 »Early  »Wanda  »Quintas de Leitura  »Sacramento Bar
i
ndex
   
m
úsica
  notícias
  comentários
  uzi_chart
  fib 2004
   
c
inema
  notícias
  comentários
  ante-estreia
  cine cartaz
   
d
iscurso directo
   
a
genda cultural
   
o
olho de Dalí
   
v
iva las vegas
   
u
zine
  manifesto
  galeria
  links
  ficha técnica
   
 
 
 
index » música » comentários
 
All you need is Lisboa - Saudosismo Kitsch
 
All you need is Lisboa - Saudosismo Kitsch
 
Um dia figurará nos livros de História, porque é uma preciosidade histórica.

Numa década em que os jovens, que usavam bigodes, eram mandados para a guerra colonial e a informação que chegava ao cidadão comum era controlada pela apertada censura, o som dos Beatles entrava timidamente em Portugal e nos ouvidos daqueles que acreditavam que tudo poderia ser diferente, melhor, que uma guitarra na mão valia mais que dez armas de fogo. E foram esses que pegaram nos instrumentos e deram largas à criatividade latente.

É aqui que se começa a fazer História. O duo Ouro Negro grava agora vou ser feliz, versão portuguesa de “I Want to Old Your Hand” com direito a uma citação na Billboard. O conjunto portuense Jotta Herre grava Penina, música composta no Algarve em 1968 por Paul McCartney para esta banda e que surge em CD pela primeira vez nesta colectânea. Carlos Bastos grava uma versão “fado vadio” de “Hey Jude”, fabulosa, com arranjos de guitarra portuguesa de António Chainho, na altura desconhecido do grande público. Muitos outros ilustres desconhecidos da altura, na maioria dos casos nomes que todos conhecemos hoje em dia, se lançaram nesta aventura, nuns casos em inglês, noutros na nossa língua materna.

Para quem gostou das duas colectâneas Portugal Deluxe e delirou com as versões lounge de Richard Cheese, All you need is Lisboa é um diamante, lapidado por 17 bandas portuguesas nos nossos loucos 60’s, e que loucos, a avaliar pelo tom pop adulterado das versões aqui apresentadas.

Para muitos será o reviver de velhas músicas e velhos ídolos. Para outros um apanhado kitsch da loucura do tempo dos nossos pais. Para todos será mais uma boa forma de imortalizar não os Beatles, mas todos estes grandes nomes que tanto deram à música portuguesa.(RC)
 «
 
Álbum All you need is Lisboa
Artista Vários
Editora EMI
Ano 2004
Site oficial www.allyouneedislisboa.com
 

 

   

© UZI magazine 2004
2024-03-28
alojamento: RealFastMedia.com