UZI magazine
 Disco da semana  Filme da semana  Agenda cultural  Roteiro
 »Early  »Wanda  »Quintas de Leitura  »Sacramento Bar
i
ndex
   
m
úsica
  notícias
  comentários
  uzi_chart
  fib 2004
   
c
inema
  notícias
  comentários
  ante-estreia
  cine cartaz
   
d
iscurso directo
   
a
genda cultural
   
o
olho de Dalí
   
v
iva las vegas
   
u
zine
  manifesto
  galeria
  links
  ficha técnica
   
 
 
 
index » música » notícias
 
Morrer pela beleza!
 
Morrer pela beleza!
 
Ilya. Com estas quatro letras se identificam a banda que acaba de colocar no mercado o seu disco de estreia “They died for beauty”. Que é – diga-se sem haver risco de cairmos no exagero –, simultaneamente um dos melhores registos discográficos do início de 2004. E porquê? Porque da cidade inglesa de Bristol não havia notícias tão belas, pelo menos desde os tempos em que bandas como Portishead ou músicos como Roni Size ou Tricky puseram o mundo a conjugar o verbo com trip-hop.

A nível sonoro, os Ilya pertencem a esta família, mas atenção: mesmo nas árvores genealógicas, cada macaco no seu galho. É que se os ambientes sorumbáticos e densos como a noite estão presentes no primeiro longa duração gravado pelo colectivo composto por Joanna Swan (será uma nova Edith Piaf?), Nick Pullin e Dan Brown, que se deram a conhecer com dois EP’s, a verdade é que o tom sobretudo ‘jazzy’, e um menor recurso aos samples e à parafernália tecnológica que é comum encontrarmos no som oriundo de Bristol, marcam claramente uma fronteira entre os Ilya e os restante parentes que colocaram esta cidade do sudoeste das terras de Sua Majestade no mapa mundi da música.

O som de estreia deste triunvirato – nove músicas pelas quais vale a pena sofrer – é, com certeza, um dos grandes discos da era neo-terrorista por que passamos. E, mais ainda, o melhor lenitivo para toda a dor. Tão bonito que, quando se ouve, apetece simplesmente morrer.
 «
 
Álbum They died for beauty
Artista Ilya
Editora Virgin Records
Ano 2004
Site oficial www.ilyasounds.com
 

 

   

© UZI magazine 2004
2024-03-29
alojamento: RealFastMedia.com