UZI magazine
 Disco da semana  Filme da semana  Agenda cultural  Roteiro
 »Early  »Wanda  »Quintas de Leitura  »Sacramento Bar
i
ndex
   
m
úsica
  notícias
  comentários
  uzi_chart
  fib 2004
   
c
inema
  notícias
  comentários
  ante-estreia
  cine cartaz
   
d
iscurso directo
   
a
genda cultural
   
o
olho de Dalí
   
v
iva las vegas
   
u
zine
  manifesto
  galeria
  links
  ficha técnica
   
 
 
 
index » cinema » comentários
 
Cidade de Deus
 
Cidade de Deus
 
Cidade de Deus marca a história do cinema brasileiro. Mais do que as quatro nomeações para os Óscares é a forma como Fernando Meirelles filma a realidade das favelas que transforma este filme numa obra de referência.

Buscapé e Zé Pequeno são as personagens de um Brasil triste e miserável, num retrato da decadência social em que está mergulhado. As histórias transversais que alimentam a principal dão-nos pistas para descobrirmos uma sociedade deprimente e hipócrita que se alimenta continuamente dos seus vícios e perversões. E o que choca é perceber que esta é uma visão bem próxima da realidade e que a Cidade de Deus representa mais do que apenas um cenário imaginado.

Cidade de Deus explora também as angústias de uma adolescência estigmatizada mas não deixa de acreditar no sonho. E o sonho, esse percurso inverso à ruína, é o mais importante. Como importante é não deixar de acreditar. É daqueles filmes que apetece rever.

"Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come".

Sinopse
Baseado em histórias reais, esta adaptação do romance de Paulo Lins é uma saga urbana que acompanha o crescimento do conjunto habitacional de Cidade de Deus, entre o fim dos anos 60 e o começo dos anos 80, pelo olhar de dois jovens que moram na comunidade: Buscapé, que sonha tornar-se fotógrafo, e Dadinho, que se torna num dos maiores traficantes do Rio.

A Cidade de Deus
Construído pelo governo de Carlos Lacerda entre 1962 e 1965, em Jacarepaguá, bairro da zona oeste do Rio de Janeiro, o conjunto habitacional Cidade de Deus recebeu os primeiros moradores em 1966. Eram desabrigados de uma das piores enchentes que o Rio já enfrentou. Pouco depois, os moradores de outras 60 favelas (algumas destruídas por incêndios criminosos) foram deslocados para lá. A geografia da Cidade de Deus tem como base prédios pequenos de, no máximo, cinco andares e casas de alvenaria, cercados por barracos de madeira. O crescimento desordenado logo transformou o conjunto habitacional num labirinto, favorecendo a instalação do tráfico de drogas. As primeiras guerras de quadrilhas explodiram em 1979. Hoje, a Cidade de Deus tem mais de 120 mil habitantes.
 «
 
Titulo Cidade de Deus
Realizador Fernando Meirelles
Actores Alexandre Rodrigues, Leandro Firmino da Hora, Seu Jorge, Phellipe Haagensen, Jonathan Haagensen, Douglas Silva.
Ano 2002
Site oficial www.cidadededeus.com.br
 

 

   

© UZI magazine 2004
2024-04-25
alojamento: RealFastMedia.com